Vocês já devem ter ouvido falar em erros de entrega de notificação. Esses erros podem prejudicar suas métricas de e-mail marketing e há uma forma que você pode implementar em suas segmentações com o objetivo de evitá-las. Neste artigo, vamos te explicar como fazer isso.
Sabemos que sempre que seu cliente tem um erro de entrega, é registrado na sua ficha o evento erro-entrega-notification. É através desse evento que evitaremos os bounces nas notificações.
Nossa estratégia se baseará nesse evento para reduzir as taxas de erro de entrega de notificação. Há dois tipos de erro: soft e hard. A Dito não dispara notificação para quem teve hard bounce, visto que a ficha do usuário é inativada para o recebimento automaticamente. Sendo assim, podemos segmentar para excluir os erros de notificação temporários, também conhecidos como soft bounce.
Como fazer isso?
Passo 1: Inclua em seus segmentos a condição não fizeram erro de entrega de notificação. Mas ATENÇÃO! A flag está marcada de vermelho, porque queremos no nosso segmento, quem não teve esse erro.
Como o soft bounce é um erro temporário, seu cliente pode se tornar apto ao recebimento novamente e por isso, é muito importante estipular uma data para que ele possa retornar ao segmento e receber as comunicações. Nesse exemplo, nós colocamos um prazo de 15 dias, que é um período que consideramos bom para essa negativação.
Passo 2: Você deve incluir também qual o canal que você deseja tirar para quem teve erro de entrega:
Obs: Nessa imagem, colocamos 3 exemplos, mas você pode escolher o canal específico que deseja trabalhar.
A escolha do canal se faz necessária porque sem essa definição, qualquer erro de entrega é suficiente para o cliente sair do segmento, isto é, se você disparar um email negativando de forma genérica, a pessoa que teve erro de entrega em SMS, tendo o email apto, sai do segmento. Por isso é muito IMPORTANTE escolher o canal.
Agora você aprendeu a como negativar os erros de entrega de suas notificações. Ficou alguma dúvida? É só nos chamar no chat. 😄