Vocês já devem ter ouvido falar em erros de entrega de notificação. Neste artigo, vamos te explicar os tipos de erro por canal de comunicação.

E-mail

Para e-mail marketing, o bounce pode ser dividido em dois tipos: hard e soft.

O hard bounce ocorre quando um e-mail não pode ser entregue por razões permanentes. Esse erro ocorre por diversos motivos, mas os principais são:

  • O endereço de e-mail do destinatário é inexistente;
  • O domínio usado é inexistente;
  • O servidor de e-mail do destinatário bloqueou os recebimentos.

O soft bounce ocorre quando o e-mail não foi entregue por razões temporários, ou seja, em algum momento, os clientes podem receber novamente suas notificações. Os motivos mais frequentes são:

  • A caixa de entrada do destinatário está cheia;
  • O conteúdo do e-mail pode ser muito longo ou conter arquivos pesados;
  • O servidor de e-mail do destinatário está offline ou apresentando problemas técnicos temporários.

SMS

Assim como disparos de e-mail marketing, notificações de SMS também possuem erro de entrega do tipo hard e soft bounce. Os erros do tipo hard ocorrem basicamente quando o telefone do cliente não existe. Já o soft bounce ocorre quando a operadora está fora de área ou o telefone do cliente está desligado.

Browser push

Para receber o browser push, o usuário precisa ter um token válido, que é gerado quando ele dá o aceite no pop-up do browser e faz o login de identificação no site. Esse token é enviado para Dito e fica disponível na ficha do usuário.

(para visualizar o token, é necessário passar o mouse em cima do ícone Browser push)

O tipo de erro de entrega no browser push é o soft bounce, que ocorre quando o token está expirado. Normalmente, ele expira pelo prazo em que já foi gerado ou se o cliente alterar as informações de cadastro.

O token pode se tornar válido novamente, quando o cliente entrar no site da marca e realizar o login com o e-mail cadastrado na Dito. Assim, um novo token gerado e enviado para a ficha do usuário.

Qualquer dúvida, é só nos chamar no chat! 😄

Encontrou sua resposta?