Todas as coleções
Dito Campanhas - Tudo sobre notificações
Como adicionar URL em notificações de SMS para acompanhar estatísticas de cliques
Como adicionar URL em notificações de SMS para acompanhar estatísticas de cliques

Saiba como configurar e acompanhar as estatísticas de last click e cliques únicos nas suas campanhas enviadas pelo canal de SMS.

Gui Fernandes avatar
Escrito por Gui Fernandes
Atualizado há mais de uma semana

Sabemos que o SMS é uma estratégia que traz excelentes resultados nas réguas de comunicação utilizadas por nossos clientes, e pensando nisso a partir de agora você poderá acompanhar a receita de last click e também os cliques únicos dessas notificações dentro da Dito.

Essa funcionalidade contempla as notificações de envio único e agendadas, não estando disponível para notificações que são enviadas "de acordo com um comportamento".

Veja abaixo como é simples e rápido adicionar seu link na notificação para acompanhar essas estatísticas de SMS:

Passo 1: No passo 2 da notificação “COMO” abaixo da caixa de texto da sua mensagem, clique na opção "Adicionar URL":

Passo 2: Após clicar em “Adicionar URL”, você será direcionado para um modal onde pode inserir sua URL:

IMPORTANTE: Todas as URLs inseridas precisam ser encurtadas por meio da Dito para que as estatísticas de receita last click e cliques únicos fiquem disponíveis. Por isso, recomendamos que você não utilize URLs encurtadas por ferramentas externas.

Passo 3: Após inserir e adicionar a sua URL, você será redirecionados para página de criação de notificação já com uma variável que exemplifica sua URL encurtada, contendo 30 caracteres:

Isso acontece porque o link será encurtado efetivamente apenas no momento do envio da notificação, que é quando tratamos a URL adicionando nossas UTMs e transformando em uma URL única. :)

Caso você queira ver, editar ou excluir uma das URL’s encurtadas basta acessar novamente o fluxo e clicar em “Adicionar URL”.

Para editar sua URL basta realizar a modificação e clicar novamente em confirmar, para exclusão basta clicar no “x” que fica na frente da URL.

Atenção para esse detalhe sobre a métrica de cliques nos links de SMS:

As operadoras incluem automaticamente um robô que faz a verificação de confiabilidade dos links adicionados nas mensagens de SMS. Ou seja, em alguns casos, o link é aberto mesmo que o destinatário não tenha clicado, o que pode impactar diretamente na taxa de abertura.

Após análise do nosso time da Dito, foi observado que aproximadamente 12% das mensagens enviadas podem ser impactadas pela ação dos robôs, impossibilitando a contagem exata do número de cliques nos links.

Agora que você conhece os passos para adicionar um link em suas notificações de SMS, é só enviar a sua notificação!

Caso tenha alguma dúvida, nossa equipe de atendimento está prontinha para te atender através do nosso chat. 😅

Respondeu à sua pergunta?