Como cliente Dito, você possui diversas formas de impactar seus clientes, e uma delas, é através do envio de SMS. Com esse tutorial rápido, você vai aprender a configurar e disparar corretamente seus SMS e arrebentar nos seus resultados! Vamos lá?
Configuração de SMS
Passo 1: Antes de configurar seu SMS, certifique-se de que que o formato e o parâmetro (custom data) do telefone estão corretos:
A Dito valida automaticamente os campos de SMS das bases que você importa. Ao importar uma base com número de telefone, nós reconhecemos o seguinte formato, como número de telefone:
DDD 000000000
(DDD+9dígitos)
Sempre que for importar número de telefone, adeque-os a este formato, para validar corretamente os números e evitar erros.
Para ver os números válidos em sua plataforma, basta fazer um segmento, como o abaixo:
Regras para importar corretamente números de telefone para a Dito:
Utilize apenas números (não utilize caracteres especiais como hífen, underline, parênteses e etc);
Escolha apenas um parâmetro (custom data) para se referir a números de telefone em sua plataforma (você pode utilizar nomes como: "telefone", "celular", "numero_telefone", "numero_celular" e etc). Você escolhe o nome do parâmetro que deseja utilizar na Dito, para se referir aos números de telefone de seus clientes, mas deve escolher apenas um, e utilizá-lo sempre que importar uma nova base com números de celular para a Dito.
Por exemplo, você não deve importar uma base de pessoas com os campos de telefone com o nome "telefone" e depois outra base com o campo telefone com o nome "whatsapp". Siga sempre um padrão.
Ao subir a base, o campo de telefone deve ter o mesmo nome do parâmetro escolhido e configurado para disparo de SMS.
Você pode adicionar código do país, com tanto que não insira nenhum caractere especial, devendo seguir a forma padrão:
5531123456789
(código do país+ddd+número de telefone com 9 dígitos)
Exemplos de números que podem gerar erro:
(031)1234-56789
05531123456789
031-1234-5678
03112345678
12345678
1234-5678
123
000000000
Passo 2: Acesse o dashboard da Dito, ir em Notificações > Nova notificação para criar uma notificação de SMS.
Passo 3: Selecione o meio de comunicação desejado que nesse caso, será SMS e clique em prosseguir.
Passo 4: Selecione o tipo de notificação desejada e clique em continuar.
Passo 5: Selecione o segmento desejado.
Passo 6: Digite o conteúdo da mensagem.
Nessa parte, devemos ficar atentos a alguns detalhes:
Sua mensagem não pode conter caracteres especiais (underline, hífen, emojis e etc.);
Sua mensagem não deve ultrapassar 160 caracteres;
Você pode também adicionar ou editar a URL que você pode encurtar pela Dito (caso não saiba como fazer, temos um artigo que explica direitinho).
Caso deseje testar seu SMS, basta inserir um número de telefone no campo abaixo do campo de inserção de mensagem e clicar em "Enviar". Em seguida, você verá uma tela para confirmação do envio de SMS, basta apenas conferir o número e enviar.
Passo 7: Selecione quando a notificação será enviada.
Nessa parte, você irá escolher quando o SMS será disparado. Você pode dispará-lo assim que ativá-lo, agendá-lo para uma data e horários específicos e etc.
Passo 8: Selecione a taxa de conversão.
Nessa parte você selecionará a sua taxa de conversão, ou seja, de qual evento você deseja colher os dados de receita que seu SMS gerará. Aqui você seleciona como quer colher a receita de sua campanha.
Passo 9: Revise os dados e confirme o envio.
No último passo, ao término da configuração de seu SMS, você verá essa tela:
Basta revisar tudo, escolher tags (caso deseje), escolher um nome para sua notificação e salvá-la, clicando no botão "Salvar notificação".
Agora é só aguardar os resultados do seu disparo!
Restou alguma dúvida? Não se preocupe! Basta chamar nosso time de suporte pelo chat! 😄