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O que é um teste A/B e como utilizá-lo?
O que é um teste A/B e como utilizá-lo?

Descubra o que são testes A/B e como utilizar esse recurso poderoso para melhorar seus conteúdos e resultados!

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Escrito por Millena Pacheco
Atualizado há mais de uma semana

O que são testes A/B? 

Os testes A/B são aqueles que realizam comparações entre as variáveis de marketing com o objetivo de definir qual variável gera as melhores respostas. Por exemplo, você pode testar dois formatos de e-mail para determinar qual deles gera a maior taxa de conversão. 

No teste A/B da Dito você pode, por exemplo, testar 2 tipos de assuntos ou conteúdos diferentes para o seu e-mail (assunto/conteúdo “a” e assunto/conteúdo “b”), e descobrir qual gera maior impacto e maior taxa de conversão. Através dos dados do teste A/B, você pode melhorar o conteúdo de seus e-mails, impactando mais usuários e melhorando seus resultados (receita, taxa de conversão e etc.). 

Portanto, o teste A/B é um poderoso aliado para melhorar o conteúdo de seus e-mails, e consequentemente, seus resultados. 😊

Então vamos lá! Com esse tutorial simples e rápido, vamos te mostrar como utilizar o teste A/B da Dito!

Como utilizar o teste A/B da Dito?

Passo 1: Abra a aba de notificações e clique em “Nova notificação”;

Passo 2: Selecione a opção “E-mail” e clique em “Prosseguir”.

Passo 3: Selecione a opção “Teste A/B” e clique em "Continuar".

Passo 4: Comece a criação da notificação selecionando o segmento.

Passo 5: Configure o teste A/B ainda no passo 1 (Quem?).

Após selecionar o segmento desejado, basta rolar a tela, e você verá as métricas do teste a/b. É aqui que você decidirá sobre todos os rumos do seu teste, como:

  1. O que será testado:

  • Assunto: ao testar o assunto, o resultado te mostrará qual é o melhor assunto a ser usado em seus emails. 

  • Conteúdo: Ao testar o conteúdo, os resultados do teste te mostrarão qual o conteúdo do e-mail impactou mais seus usuários. 

    2. Número de variações (de 2 a 3): aqui você selecionará se quer testar 2 ou 3 assuntos/conteúdos. 

    3. Porcentagem: aqui você selecionará a porcentagem de pessoas dentro do segmento selecionado que receberão o teste a e o teste b. Por exemplo, se você selecionar 50% como porcentagem, 25% dos usuários irá receber o assunto/conteúdo tipo A e 25%  dos usuários irá receber o assunto/conteúdo do tipo B. Nós recomendamos que você utilize uma faixa mediana (nem muito extensa, nem muito curta). 

Qual métrica será usada para escolher o ganhador: aqui você selecionará qual critério utilizaremos para decidir o ganhador do teste: 

  • Por taxa de abertura: ao selecionar essa opção, o teste vencedor será aquele que obteve maior taxa de abertura, ou seja, o e-mail que foi mais aberto pelos usuários; 

  • Por taxa de cliques: ao selecionar essa opção, o teste vencedor será aquele que obteve maior taxa de cliques, ou seja, o e-mail que foi mais aberto e clicado; 

  • Por receita influenciada: ao selecionar essa opção, o teste vencedor será o que obteve maior receita influenciada (ou seja, o e-mail que gerou maior receita sendo o mais aberto, clicado e que gerou alguma compra); 

  • Manual: você escolhe qual critério será utilizado posteriormente. 

E o tempo dessa métrica: após “x” horas ou dias, aqui você selecionará a janela de tempo em que os resultados serão medidos. 

Passo 6: Criação do conteúdo do seu e-mail. 

Aqui você criará o conteúdo do seu e-mail. 

Caso o teste seja de assuntos, nos campos A e B, você deve inserir os assuntos desejados. Por exemplo:

  • Assunto A: “Olá {{FIRST NAME}}, já viu os 70% OFF que preparamos para você?”

  • Assunto B:  “Olá, já viu os 70% OFF?”

Se for conteúdo, você deverá criar dois conteúdos diferentes para seus e-mails. 

Nesse artigo do blog da Dito, você encontra várias dicas de como escolher os melhores assuntos e conteúdos para seus e-mails. 😊

Passo 7: Escolha quando a notificação será disparada. 

Aqui você escolherá quando sua notificação será enviada:

  • Assim que a notificação for ativada: se selecionada essa opção, a sua notificação será enviada assim que você ativá-la; 

  • Agendar: aqui você poderá selecionar a data e horário em que deseja disparar sua notificação. Mas não se esqueça de ativá-la! (Se a ativação não for feita, ela não será disparada no horário agendado). 

  • De acordo com um comportamento: se selecionada essa opção, o cliente irá receber 1 notificação para cada comportamento programado na notificação.

Passo 8: Selecione a taxa de conversão e finalizar. 

Aqui você selecionará qual será sua taxa de conversão, ou seja, qual ação, tarefa, ou evento realizado pelos seus usuários dentro dessa notificação. 

A taxa de conversão é apresentada em percentual, a partir do fluxo inicial do seu funil.

Dica: Você ainda pode organizar suas conversões em macro-conversões e micro-conversões para compreender melhor quais eventos realizados pelas pessoas da sua base de dados são mais relevantes ou menos relevantes para os seu negócio.

Após selecionar sua conversão, basta finalizar, ativar sua notificação e aguardar seus resultados! 

Esperamos ter te ajudado com esse artigo!

Caso ainda tenha dúvidas, não hesite em nos chamar pelo chat! 😄

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