A segmentação de mercado é um dos primeiros passos em qualquer estratégia organizacional. Em negócios do tipo B2B (entre empresas), defini-se o foco a partir de dados como porte, localidade e segmento de atuação. Já em negócios B2C (entre empresas e consumidores), a segmentação tradicional considera, geralmente, informações como idade, sexo, renda e cidade.

Para se definir os nichos que serão foco, as organizações devem conhecer seus clientes e agrupá-los conforme o perfil. No ambiente digital, onde atuam lojas virtuais, portais de informação e entretenimento, instituições de ensino, construtoras, imobiliárias e empresas de SaaS, entre outros segmentos, um outro ingrediente torna-se ainda mais importante: o comportamento online dos diferentes públicos.

Conhecendo bem a interação de cada pessoa com seu site, app mobile ou sistema web, é possível entender melhor cada segmento e direcionar as ações de marketing para melhorar resultados de acordo com o objetivo do negócio: vender mais para a base de consumidores, melhorar audiência, reduzir taxa de churn, converter mais inscrições, aumentar ciclo de vida dos clientes (lifetime value), estabelecer um relacionamento personalizado, ter uma economia no envio de comunicações, já que você conversará com quem realmente se interessa pela sua marca, entre outros objetivos.

Mas aí você pensa: “cada pessoa tem um comportamento de compra diferente”.

Exatamente! Para se obter uma vantagem competitiva é preciso conhecer o perfil de cada consumidor ou usuário e, assim, comunicar-se com mensagens inteligentes e personalizadas. Com esse tipo de segmentação, o resultado é engajamento e fidelização.

Ao coletar as informações da identidade dos seus clientes, é preciso transformá-las em estratégia e resultados. Integrar os dados coletados à ferramentas de marketing digital como e-mail marketing, servidores de anúncios e motores de recomendação, entre outros, permite que a sua estratégia de marketing se torne mais efetiva na medida que possibilita o envio de mensagens personalizadas, atendendo exatamente ao perfil do seu cliente, fortalecendo o relacionamento entre a sua marca e o seu público.

E aí, já segmentou seus clientes?

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