Agora que você já sabe segmentar, está na hora de preparar aquela mensagem bem personalizada para enviar pro segmento recém montado.

A criação da notificação passa por 5 etapas: Quem?, Como?, Quando?, Conversão e Confirmar. Vou te mostrar cada etapa neste artigo.

Como criar uma notificação?

A Dito é uma plataforma multicanal, ou seja, aqui você vai mandar e-mail, SMS (passível de contrato), browser push e mobile push (caso você tenha aplicativo de sua loja). Então, comece escolhendo o canal que deseja criar a notificação.

Passo 1: Quem? - Escolhendo o segmento a ser impactado

Escolha o segmento que você criou para notificar (caso tenha dúvidas de como criar um segmento, clique aqui).

Mas ATENÇÃO, existem vários tipos de notificação, as recorrentes (semanais, mensais e diárias), as pontuais (enviadas apenas uma vez) e as baseadas em gatilhos (boas vindas, abandono de carrinho, etc). SEMPRE que a notificação for baseada em algum gatilho o segmento deverá ser para a base toda ("Todos os usuários").

Suponhamos que seu interesse é disparar uma notificação para clientes que inseriram um produto no carrinho mas não compraram, essa é uma notificação baseada em gatilho, e para isso o segmento deverá ser "Todos os usuários".

Passo 2: Como? - Criando o conteúdo para a mensagem.

Construa sua mensagem (Neste exemplo usei um modelo em HTML), para isso basta selecionar o botão (< >) que fica entre "tabelas" e "modelos de email" no cabeçalho da caixa de produção do e-mail, para inserir seu HTML.

Após a inserção do código fonte do seu HTML, basta clicar em "ok" e o HTML será gerado.

Não se esqueça de preencher os campos de assunto do e-mail.

Caso seja de seu interesse criar pelo Editor visual, basta clicar em "Nova Mensagem" na aba de Editor Visual.

Passo 3: Quando? - Defina a recorrência de disparo

Hora de programar o disparo da notificação. É nessa etapa que você dirá para o sistema da Dito quando sua mensagem deverá ser disparada para seu cliente. Você tem as seguintes opções:

  • Assim que essa notificação for ativada.
  • Agendar: diariamente, semanalmente, mensalmente ou apenas uma vez, definindo o horário.
  • De acordo com um comportamento para notificações que depende de um gatilho.

Como por exemplo, um caso de carrinho abandonado, você deverá selecionar os eventos que servirão de gatilho.

Isto é, acessou checkout a 5 minutos e não comprou.

Passo 4: Conversão - Defina a métrica a ser observada

De nada importa possuir uma ferramenta de comunicação se você não conseguir entender se o recado que você manda para seus clientes é eficiente ou não. Para tanto, disponibilizamos a possibilidade de você definir o que dirá se a mensagem foi boa ou não, e portanto como melhorá-la.

Por exemplo, supomos que você enviou uma notificação de promoção do produto "X", e o intuito dessa mensagem é fazer com que o cliente compre, ou seja, o que dirá para a gente se a mensagem funcionou ou não, é o evento "comprou".

Sendo assim, basta selecionar esse evento dentro do box e definir a janela de tempo que você vai considerar que o evento comprou tenha sido fruto da notificação disparada.

Passo 5: Confirmar - Finalize e dispare sua notificação

Finalmente chegamos na etapa final, aqui você definirá o título dessa notificação e ativará ou não a campanha. Saiba que, para uma notificação ser disparada ela PRECISA ser ativada.

Caso tenha dúvidas, basta nos chamar no chat! 😄

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