Agora que você já sabe segmentar, está na hora de preparar aquela mensagem bem personalizada para enviar pro segmento recém montado.

A criação da notificação passa por 5 etapas: Onde?, Quem?, Quando?, Conversão e Confirmar. Vou te mostrar cada etapa neste artigo.

1º Passo - Onde? - Escolhendo o canal:

Como o pessoal de vendas provavelmente te falou (se não falou me avisa que a gente resolve isso!) a Dito é uma plataforma multicanal, ou seja, aqui você vai mandar e-mail, SMS (passível de contrato), browser push e push mobile (caso você tenha aplicativo de sua loja). 

Construa sua mensagem (Neste exemplo usei um modelo em HTML), para isso basta selecionar o botão que fica entre "tabelas" e "modelos de email" no cabeçalho da caixa de produção do e-mail. Veja:

Após a inserção do código fonte do seu HTML, basta clicar em "ok" e o HTML será gerado, veja:

Agora não se esqueça de preencher os campos de assunto do e-mail e remetente.

2º Passo - Quem? - Escolhendo o segmento a ser impactado

*Muita atenção agora*, existem vários tipos de notificação, as recorrentes (semanais, mensais e diárias), as pontuais (enviadas apenas uma vez) e as baseadas em gatilhos (boas vindas, abandono de carrinho, etc).

*SEMPRE que a notificação for baseada em algum gatilho o segmento deverá ser sem a base toda.*

Em caso de notificação recorrente como aniversário, lembretes, etc, você deverá construir o segmento, conforme te mostrei no artigo "Criando segmento". Nesse caso basta fazer a seleção do segmento dentro do box de seleção, veja:

Agora suponhamos que seu interesse é disparar uma notificação para clientes que inseriram um produto no carrinho mas não compraram, essa é uma notificação baseada em gatilho, e para isso o segmento deverá ser "Todos os usuários".

3º Passo - Quando? - Defina a recorrência de disparo

Hora de programar o disparo da notificação. É nessa etapa que você dirá para o sistema da Dito quando sua mensagem deverá ser disparada para seu cliente, novamente usarei como exemplo o caso de aniversariantes do dia, onde o disparo é feito diariamente e quem, no dia, se enquadrar no segmento, será notificado. Veja:

Agora, em caso de carrinho abandonado, você deverá selecionar os eventos que servirão de gatilho, veja:

4º Passo - Conversão - Defina a métrica a ser observada

De nada importa possuir uma ferramenta de comunicação se você não conseguir entender se o recado que você manda para seus clientes é eficiente ou não, para tanto, disponibilizamos a possibilidade de você definir o que dirá se a mensagem foi boa ou não, e portanto como melhorá-la.

Por exemplo, supomos que você enviou uma notificação de promoção do produto "X", e o intuito dessa mensagem é fazer com que o cliente compre, ou seja, o que dirá para a gente se a mensagem funcionou ou não, é o evento "comprou".

Sendo assim, basta selecionar esse evento dentro do box e definir a janela de tempo que você vai considerar que o evento comprou tenha sido fruto da notificação disparada. Veja:

5º Passo - Confirmar - Finalize e dispare sua notificação

Finalmente chegamos na etapa final, aqui você definirá o título dessa notificação e ativará ou não a campanha. Saiba que, para uma notificação ser disparada ela PRECISA ser ativada.

Em caso de dúvidas basta clicar no balãozinho verde no canto inferior direito do dashboard e algum de nós vamos lhe atender o mais rápido possível! 

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